Arrebatamento

Arrebatamento

Arrebatamento


   A palavra em grego é "harpazo" que tem o significado de "tomar para fora", "capturar", "tirar a força".
                É dito sobre a ação do Espírito do Senhor com Felipe em Atos 8:39; de Paulo sendo levado ao paraíso em II Coríntios 12:2-4; da captura do filho do homem na visão de Apocalipse 12:5. Esses textos não falam do arrebatamento da Igreja, da saída da Igreja da Terra, porém usam a mesma palavra "harpazo" e

entendemos o contexto de capturar, tirar a pessoa de um lugar para outro. O verbo converge também com o sentido "tirar a força" como nos versos: Mateus 11:12; 12:29 e 13:19.
Arrebatamento da Igreja, expressa o momento do encontro da noiva com o noivo. Quando o noivo vier buscar a noiva, a noiva será arrebatada, será tirada da Terra, até o encontro com o noivo nos ares; o momento do encontro chamamos arrebatamento.

Quando isso acontecer, o programa da Igreja aqui na Terra, está terminado até a volta, no milênio. Jesus retira a sua Igreja da Terra e volta a tratar com quem? Com Israel. A Igreja não estará mais aqui na Terra e Deus voltará a lidar, a tratar com Israel, como nação.

                Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. 
  • I Tessalonicensses 4:13-18; a descrição do encontro do noivo com a noiva.
  • I Coríntios 15:51-58; a transformação dos nossos corpos; acabou a carreira da morte sobre os que são de Jesus.

  •    
                Para os Tessalonicenses Paulo descreve como será o encontro do noivo com a noiva e em Coríntios, ele específica e detalha como será a transformação do nosso corpo de corpo de humilhação para corpo de glória, corpo glorioso. Corpo de humilhação, é o corpo que temos hoje, que fica doente, morre, se cansa, envelhece, pois está sujeito ao pecado; o corpo glorioso que teremos, não estará mais sujeito a essas coisas, pois o pecado não terá mais poder.

Vamos notar e enfatizar alguns pontos: 

               A Bíblia, de um modo geral, usa a expressão dormir, para os salvos quando morrem fisicamente.
  • João 11:11-15; o exemplo de Lázaro
                "Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono ... mas Jesus falara da sua morte..."; porque Jesus começou a usar a expressão dorme, ao em vez de falar morreu? O que temos aprendido até aqui? Morte, é separação de Deus, não extinção. Então, é muito justo, é muito concreto, que Jesus nos ensine a usar a expressão "adormeceu, dormiu", pois é uma separação por pouco tempo, é passageiro. Quem morreu fisicamente salvo, tem a garantia da ressurreição do corpo com Jesus e permanecer para sempre com Deus, em espírito, alma e corpo.
  • João 11:21-27; "... quem crê em mim, ainda que morra, viverá..."
                Portanto, a Bíblia, geralmente usa a expressão "adormeceu, dormiu", quando se refere a morte física de quem é salvo.  
Outro texto que fala dos que dormem, referindo-se as pessoas da igreja que já morreram:

·  I Coríntios 11:17-34; Paulo aqui está explicando, como deve ser a ceia do Senhor na Igreja e, por estarem fazendo errado, no
V.30, ele diz que muitos ficam enfermos e alguns até dormem (ou seja, alguns até já morreram). 
V.51; "nem todos dormiremos mas seremos todos transformados". Quer dizer que nem todos morreremos fisicamente, porém transformados todos seremos. A que se refere esse todos? Ao mundo inteiro? Não, refere-se aos que têm Jesus verdadeiramente no coração. 
V.53; "Porque é necessário ... que isto que é mortal se revista da imortalidade"; refere-se a mortalidade do nosso corpo de hoje. Pergunta: você acha que Deus, em seu plano original, criou o homem para morrer fisicamente? Não, mas estudamos que o homem falhou e a morte entrou, porém Deus deu uma promessa de reverter essa situação. Então, é necessário que este corpo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, para nunca mais estar sujeito a morte.  
V.54- 55; e quando isso acontecer, ou seja, quando o que é corruptível se transformar em incorruptibilidade, se cumprirá, Isaías 25:7-8. Por isso aqui diz: tragada foi a morte na vitória, onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"; o corpo glorificado não pode mais ser tocado pela morte, pois não está mais sujeito ao pecado (V.56).

Lázaro, Dorcas e a Filha de Jairo foram ressuscitados por Jesus, mas tornaram a morrer

                Jesus Cristo é o único hoje, que ressuscitou para nunca mais morrer, pois o seu corpo já é glorificado. Portanto, quando a Bíblia fala em ressurreição, quando fala que ressuscitaremos, fala de ressurreição em corpo glorioso, para nunca mais morrer.


João 11:24; sei que ele (Lázaro) há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

                Quanto tempo vai demorar para este corpo ser transformado de corpo de humilhação para corpo de glória? Pisca o seu olho e marca no relógio, se você puder. Não é possível cronometrarmos. A Bíblia é literal, não é brincadeira, num piscar de olhos seremos transformados, arrebatados e nos encontraremos com Jesus nos ares.
               I Tessalonicensses 4:13-18. O pessoal de Tessalônica estava com a seguinte dúvida: a pessoa que morreu salva, não vai ser arrebatada? Paulo esteve lá em Tessalônica, falou muito de escatologia, sobre os últimos tempos e os irmãos ficaram em dúvida quanto ao futuro dos salvos, pois começou a morrer irmãos lá, fisicamente, então falaram, e agora? Essa era a dúvida da Igreja de Tessalônica. 

Vamos voltar em
Quem é que não tem esperança e se entristece? Os demais, que não tem Jesus. Vocês já viram no enterro de uma pessoa, como ficam aqueles que não têm Jesus? É uma tristeza, uma desesperança só. E quando é o enterro de algum salvo e os familiares também são salvos, vocês vêem o que? Paz, alegria, pois esses têm esperança, têm certeza que estarão juntos na eternidade, com aquele que os deixou; sabem que ele está adormecido e que é por pouco tempo. 
                V.13-14; pois eu não quero que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem (quanto aos que morreram fisicamente salvos), para vocês não se entristecerem, "porque, se crermos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele". Mediante a Jesus, o que quer dizer isso? "através de Jesus". O que Deus vai fazer através de Jesus? Olha essa expressão, vamos ler juntos: "os tornará a trazer juntamente com ele". Pense, no que lemos; pense em um amigo seu que morreu em Cristo,
que morreu fisicamente salvo. Ele morreu, foi sepultado, e seu espírito (recriado) e sua alma, foram para onde? Imediatamente para o céu anjos o conduziram imediatamente para o céu, após a morte física; está lá no céu (paraíso).

                Agora, imaginemos Jesus descendo no dia do arrebatamento: ele pega Paulo, Pedro, João, aquele que morreu ontem, o que morreu fisicamente hoje e que é do Senhor, Jesus vem e traz o espírito e a alma de cada um deles consigo; alma e espírito de cada um, é o que está lá no céu. Jesus os traz, e os lança na Terra. Haverá então, um encontro da alma e do espírito com o corpo deles e, ressuscitarão em corpos glorificados. Ressurreição fala de transformação do corpo. Mas o corpo deles: onde estão? Tem gente que diz assim: eu posso ser cremado? Então, eu falo: onde estão os corpos de Pedro, Paulo, João? Onde estão os corpos dos nossos irmãos que serviram como "tochas humanas" para as festas de Nero, ou que foram comidos por leões nas arenas?  O Senhor Deus criou o homem do pó da Terra, é o pó da Terra que compôs o corpo de Paulo, Pedro, João, não é outra matéria. Então, quando a alma e o espírito dessas pessoas que dormem, encontrarem a matéria de seus corpos antigos, o pó da Terra, seus corpos ressuscitarão imediatamente em corpos gloriosos, segundo o poder de Deus. Tudo isso, num piscar de olhos.

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Postagem Anterior Próxima Postagem