Uma tão grande nuvem de testemunhas

Uma tão grande nuvem de testemunhas


Quantas mensagens maravilhosas podemos tirar dos versículos 1 e 2 do capítulo 12 de Hebreus! A Palavra de Deus é assim mesmo: um oceano sem fundo. A mesma passagem pode gerar incontáveis pregações. 

E isso ocorre com toda a Bíblia Sagrada. Quem nunca ouviu   a "mulher do fluxo de sangue" (Lc 8.43-48) sendo pregada de formas diferentes, porém com profundidade espiritual? Todavia, o objetivo deste texto é abordar um erro freqüentemente  cometido por alguns pastores, pregadores e professores, quando se referem à grande nuvem de testemunhas citada no versículo 1 do capítulo 12 da Epístola aos Hebreus.



Muitos deles dizem: "Irmãos, devemos tomar muito cuidado com o nosso comportamento, pois, como diz em Hebreus, tem uma nuvem de testemunhas nos observando." O conselho, claro, é plausível. O crente tem que realmente se comportar bem (mesmo que não tenha ninguém observando). O erro está em dizer que as testemunhas pela qual estamos rodeados (Hb 12.1) são as pessoas que estão observando o nosso comportamento, para ver se andamos como verdadeiros crentes ou não.

Quem é a tão "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" pela qual estamos rodeados?
"Portanto, nós também, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."
(Hebreus 12.1 e 2)


A "grande nuvem de testemunhas" referida na Epístola aos Hebreus (Hb 12.1), não se trata das pessoas que nos observam em nosso dia a dia para saber se vamos cair ou não. Vejamos, no comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, quem são essas testemunhas:

"Esta 'grande nuvem de testemunhas' é composta pelas pessoas descritas no cap. 11. Sua fidelidade é um constante encorajamento para nós. Não lutamos sozinhos, e não somos os primeiros a lutar com os problemas que enfrentamos. Outros correram a corrida e venceram, e seu testemunho nos impulsiona a também correr e vencer. Que esperança inspiradora nós temos!

(CPAD, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 1995, p. 1746)

Quem são essas pessoas citadas no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, cujo testemunho de vida nos serve como exemplo de fé, obediência, perseverança, paciência, humildade, fidelidade a Deus, etc., e que formam a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados? São elas: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas, "os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As
mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." (Hb 11.1-40).

Assim sendo, podemos perceber que a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados, não se trata das pessoas que ficam nos espreitando à espera de uma falha nossa. Mas, para confirmar ainda mais essa afirmação, vejamos o que diz o Livro 10 da Enciclopédia Beacon, quando trata da Epístola Epístola aos Hebreus, capítulo 12, versículo 1:

"C. A PERSEVERANÇA DA FÉ, 12.1-29

1. Recursos em Cristo (12.1-4) 


O autor, tendo provado de maneira tão eloqüente que a necessidade de viver pela fé não é motivo de
autopiedade, mas, na verdade, é um caminho trilhado pelos seus heróis ancestrais, agora ressoa com um retumbante Portanto (toigaroun). Esta é uma forma duplamente reforçada da partícula toi, combinando toigar eoun: 'Bem então!' (Ela é usada ssomente aqui e em 1 Ts 4.8). O autor esteve apontando para os seus pais; agora ele aponta diretamente para eles (mas na primeira pessoa do plural): nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, estamos debaixo da obrigação imediata de mudar tanto a nossa atitude quanto a nossa ação. A palavra também nos associa com aqueles em 11.39. As testemunhas não são meros observadores na tribuna, curiosos para ver como vamos nos sair, mas pessoas que alcançaram êxito, por isso nós também poderemos ter êxito. (...)".

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Postagem Anterior Próxima Postagem