O Simbolismo, o Batismo na Água


 O Simbolismo, o Batismo na Água


O SIMBOLISMO
Por seu simbolismo, o batismo na água é tão maravilhoso como belo. Simboliza a Morte, Sepultamento e Ressurreição de Cristo e do CRENTE que está em comunhão com Ele.
“ Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo  foi  ressuscitado  dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós com Ele na semelhança da sua morte,    certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição .” ( Romanos: 6:4 –5 )                              
“ Tendo   sido  sepultado   juntamente  com   Ele  no  batismo,  no  qual igualmente fostes ressuscitados
mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” ( Colossenses: 2:12 ).

Se quisermos ser fiéis a Cristo devemos fazer exatamente o que diz sua palavra, e não adotar nenhuma forma estranha.  Como ato de lealdade ao Senhor devemos cumprir as ordenanças tais como nos foram entregues pelos apóstolos.
Mateus: 28:19 “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.”
Atos: 2:38        “ .........cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo.”

Declaração afirmando que recebiam batismo as pessoas que reconheciam Jesus como Senhor e Cristo.  A tradução literal de Atos: 2:38 é “ Seja batizado sobre o nome de Jesus Cristo. ”   Isto significa que os Judeus haviam de repousar sua esperança e confiança em Sua autoridade messiânica.   Todos que sinceramente se arrependem de seus pecados e exercitam uma fé VIVA no Senhor Jesus são ELEGÍVEIS para o batismo.

A DESCIDA do converso às águas – Transmite o testemunho da morte de Cristo efetuada.

A SUBMERSÃO do convertido às águas fala de morte retificada ou seja, o Sepultamento.
A EXPERIÊNCIA ocorre com o próprio convertido, faz que ele se IDENTIFIQUE espiritualmente com Cristo; ao ser IMERSO, testemunha que, assim como Cristo morreu para o mundo e para o pecado. Quando sai das águas testemunha que, assim como Cristo ressuscitou para uma nova vida, também ele ressuscita para uma nova vida de justiça. O batismo nas águas simboliza
a purificação dos pecados de outrora ( Tito: 3:5 ) . Tal como a água lava o copo, limpando-o, Deus, pelo ESPÍRITO SANTO, purifica-nos pela nossa identificação com a morte de Cristo . “ Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados...”  ( Atos: 22:16 ).
Gálatas: 3:27 -  “....... porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.”
O batismo nas águas significa que o convertido, pela fé, revestiu-se do caráter de Cristo.  Pelo rito do batismo
confessa publicamente sua identificação com o Reino do seu Senhor.

CONCLUSÃO:    A vitória de Cristo, e portanto o batismo, tem implicações muito mais profundas pois, na verdade, reverteu a obra de satanás o qual tinha separado as pessoas de Deus colocando-as sob seu controle.  Ao passo que satanás leva as pessoas ao pecado tentando usurpar o lugar de Deus em suas vidas, Cristo, em sua morte, venceu o pecado por nós.  
Enquanto  o  pecado resulta em morte, a vitória de Cristo traz vida. Se após o pecado de Adão sobreveio uma pesada nuvem de cegueira espiritual, após a morte e ressurreição de Cristo a luz brilhou novamente.   Ao passo que como resultado do pecado de Adão o ser humano passou a ser Mortal, como resultado da obediência de Cristo ao Pai, o ser humano passou a ser Imortal.


Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Postagem Anterior Próxima Postagem