O Pátio, A área do Tabernáculo
O Pátio
A área do Tabernáculo, ou pátio, era definida por uma cerca
retangular e uma entrada, como segue:
A cerca era formada por 60 tábuas.
A área delimitada era de 100 côvados por 50 côvados (45 m x
22,5 m).
As 60 tábuas eram feitas de madeira de acácia e revestidas
por bronze (veja o Apêndice A).
As tábuas eram encaixadas verticalmente nas bases de bronze.
Cada tábua tinha uma altura de 5 côvados (2,25 m).
As tábuas eram mantidas em posição vertical por cordas
amarradas às bases de bronze fixadas no solo.
Todos os ganchos, argolas e colchetes eram feitos de prata.
Um capitel de prata estava montado por cima de cada tábua.
Dez tábuas ficavam do lado oriental e dez no ocidental.
A entrada, que estava no lado oriental, tinha quatro tábuas
e uma largura de 20 côvados (9 metros).
A entrada consistia de uma cortina de linho com obras de
bordador em carmesim (vermelho vivo),
púrpura (violeta, ou roxo) e azul.
O restante da cerca era coberto por uma cortina de linho
branco fino e torcido.
As cortinas ao longo de cada lado podem ter sido feitas de
um rolo contínuo de tecido.
Nechosheth
A palavra hebraica nechosheth, que na tradução de João
Ferreira de Almeida (ACF) aparece como bronze, pode ter sido o cobre. O bronze
é uma liga de zinco e estanho, mas sabemos hoje que o zinco era muito raro nos
tempos antigos. O cupralumínio é outra possibilidade. Uma liga de cobre e
alumínio, ele era muito menos maleável do que o estanho e difícil de trabalhar
sem ser recriado. Todas as famílias israelitas certamente possuíam diversos
talheres de mesa feitos de cobre quando deixaram o Egito. Evidências
arqueológicas mostram que esse metal era comumente usado naquele tempo. Ele
também era de maior valor prático do que o bronze, pois podia ser moldado e
transformado em novos objetos. Ele também podia ser polido e servir como
espelho para propósitos cosméticos (veja Êxodo 38:8).
Temos também outra indicação em Deuteronômio 8:9, que diz:
"... terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o
cobre." Como o bronze é uma liga e não é encontrado em minas, o metal em
questão mais provavelmente era o cobre.
Por esta e outras razões, muitos eruditos hoje acreditam
que, na maioria das ocorrências (embora não necessariamente em todas) em que a
palavra nechosheth é usada na Bíblia, ela na verdade significa cobre. Todavia,
para evitar confusão, continuaremos a nos referir a esse metal como
"bronze".
Metais
Três metais foram usados na construção do Tabernáculo —
ouro, prata e bronze (cobre). Como já vimos, o número três indica plenitude, de
modo que sabemos que esses metais transmitiam uma mensagem espiritual completa
para os hebreus. Os eruditos bíblicos em geral concordam que:
O ouro significa divindade, ou justiça divina.
O bronze significa julgamento e a consequência do pecado.
Cores
O Tabernáculo consistia de dois grupos principais de cores,
isto é, as três cores metálicas — ouro, prata e bronze — e quatro cores nos
tecidos — azul, púrpura, vermelho e branco. Como um conjunto, esses quatro
últimos denotavam universalidade e, portanto, uma verdade espiritual que era
aplicável ao total da humanidade.
Azul, a cor do céu, significa a origem celestial de Cristo.
Púrpura (violeta, ou roxo), significa a realeza de Cristo.
Vermelho, significa o sangue derramado de Cristo.
Branco, significa a perfeita justiça de Cristo.
Outra cor notável era a da cobertura exterior do próprio
Tabernáculo. Como esta é uma questão de conjetura, deixarei para discuti-la
separadamente (veja o Cap. 5).
Embora a palavra "branco" não seja encontrada no
Êxodo, ela é implícita pela palavra hebraica byssus, que significa linho fino.
Assim, o termo "linho fino torcido (ou trançado)" significa um linho
branco desbotado muito puro, do tipo mais caro, que normalmente estava
disponível somente para a aristocracia egípcia. O livro do Apocalipse confirma
a importância do linho fino como um símbolo da perfeita pureza quando declara:
"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória;
porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E
foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o
linho fino são as justiças dos santos." [Apocalipse 19:7-8].
A cerca que existia ao redor do pátio e que consistia de
linho fino branco, declarava que somente uma pessoa vestida em justiça poderia
entrar. As tábuas de acácia denotavam nossa humanidade, enquanto que o
revestimento de bronze em cada uma delas declarava que toda a humanidade está
sob julgamento diante de um Deus extraordinariamente santo.
A cerca poderia ter formado uma barreira permanente para as
almas perdidas, se não existisse a mensagem de esperança retratada pelos
capitéis no alto de cada tábua. A prata denota expiação e, portanto, aponta
para o sangue derramado de Cristo.
A entrada única ficava no lado oriental do pátio. Ela
consistia de uma passagem de quatro pilares, mostrando que ela estava acessível
a toda a humanidade (quatro é o número da universalidade). A cortina que
enfeitava a entrada também era feita de "linho fino torcido", mas era
toda bordada com fios de cores azul, púrpura e carmesim. Essas cores eram um
convite para todos fazerem uso da obra perfeita de Cristo, para virem até Ele
em Sua divindade, a se submeterem à Sua soberania, a buscarem salvação em Seu
sangue derramado, e aceitarem o dom da justiça perfeita que Ele somente pode
outorgar.
O Tabernáculo constituía um retrato impressionante de
Cristo. Cada detalhe de sua construção e suas várias atividades cerimoniais
proclamavam algum aspecto da santidade, do propósito e da obra perfeita de
Cristo. Por meio do Tabernáculo e de seus ritos cerimonias prescritos, o Pai
Celestial estava apresentando a humanidade ao Seu Filho. Em particular, Ele
estava retratando Seu plano de redenção, por meio do qual os homens caídos
poderiam vir até Ele e se reconciliar com Ele.
Retratando Seu plano deste modo, Deus estava dizendo ao mundo que não há outro caminho para a salvação. Se nos recusarmos a vir até Ele de acordo com Sua santa vontade, seguindo o caminho que Ele especificou, nunca O encontraremos.
Isto significa que todas as outras religiões são falsas e
nunca levarão a Deus? Sim, é exatamente o que significa. Isto não é algo que as
pessoas gostem de ouvir, mas é a mensagem do Tabernáculo.
A Lei definiu um padrão que homem algum — exceto Cristo —
conseguiu cumprir ("E é evidente que pela lei ninguém será justificado
diante de Deus, porque o justo viverá pela fé." [Gálatas 3:11]). A grande
esperança no Pentateuco está, não na obediência à Lei, mas na promessa do
Tabernáculo, representada pelo Propiciatório no Santíssimo Lugar.
A Lei, que era representada pelas duas tábuas de pedra,
confirmava com força terrível que o homem estava sob uma sentença de morte e
que não havia absolutamente nada que ele poderia fazer para salvar-se. A Lei
permitiu que o homem visse que sua condição era até pior do que ele tinha
anteriormente imaginado. Mas, as tábuas da Lei estavam guardadas dentro da Arca,
de forma que a ira de Deus, que elas continuamente autorizavam e convidavam,
era mantida permanentemente sob controle pelo Propiciatório (uma tampa) que
ficava sobre elas.
Os Dois Mantos
O Tabernáculo fala sobre Cristo de formas inesperadas.
Considere, por exemplo, os dois mantos que foram colocados sobre Cristo
imediatamente antes da crucificação:
"E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da
audiência, e convocaram toda a coorte. E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma
coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. E começaram a saudá-lo, dizendo:
Salve, Rei dos Judeus!" [Marcos 15:16-18].
"E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça. E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado." [Mateus 27:27-31].
A palavra grega para "púrpura" em Marcos é
porphyra, enquanto que a palavra para escarlate em Mateus é kokkinos. Apesar do
fato de duas cores distintas serem mencionadas, alguns comentaristas, incluindo
Gill e Barnes, acreditam que, como a mesma sequência de eventos está sendo
descrita em ambos os Evangelhos, o mesmo manto está sendo referido a cada vez.
Mas, a tipologia do Tabernáculo diz algo diferente. As quatro cores nos tecidos
do Tabernáculo são as mesmas cores que Cristo "vestiu" no dia de Sua
crucificação. Além de sua túnica de linho branco, sobre o qual os soldados
lançaram sortes, Cristo foi despido e vestido sucessivamente pelos soldados da
guarda pretoriana com dois mantos diferentes, um de cor púrpura e outro
vermelho. A quarta cor — azul — é a cor do céu, um céu sem nuvens.
O Tabernáculo e a Igreja
Se o Tabernáculo lida com a santidade de Deus, o estado
caído do homem, os efeitos perniciosos do pecado, a necessidade de expiação, a
morte e ressurreição de Cristo e a redenção da humanidade, então ele tem muito
a dizer sobre a igreja!
Comparando a atitude e práticas da igreja professa com os
princípios santos incorporados no Tabernáculo, devemos ser capazes de dizer se,
e em que extensão, a igreja se mantém fiel ao seu rumo prescrito.
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Palavra