INTRODUÇÃO
Estudando a
divindade do Espírito Santo encontramos uma tendência moderna que procura
minimizar a importância das doutrinas. Em nenhum lugar essa apatia em relação
as doutrinas é tão perigosa, a não ser quando tem em vista o conhecimento de
Deus. Errar em relação à doutrina acerca de qualquer Pessoa de Deus é o mesmo que
perverter a doutrina da Trindade, perdendo assim a pureza do real conhecimento
que é proveniente do Deus verdadeiro. Não há salvação ou serviço quando não
existe um conhecimento puro a respeito da Pessoa de Deus (Jr 9:23,24; João
17:3; Daniel 11:32; Oséias 6:6).
Estudar a pessoa de
Deus é a atividade de maior proveito na qual o Seu povo pode se ocupar (Fil
3:8). Nada mais expande a nossa mente enquanto nos humilha. Quando aprendemos
de Deus fica fortalecida a nossa comunhão com Ele e nossos corações ficam
tranqüilizam-se (Jó 22:21). Sabendo que temos o Espírito Santo habitando em nós
recebemos gozo e confiança de Deus. Estas verdades devem animar a nossa fé ( I
João 4:4) e provocar repúdio do pecado (I Cor 6:18,19). Que Deus use essa lição
para confirmar essa grande verdade da divindade do Espírito Santo.
I A TRINDADE
A Bíblia nos ensina
que enquanto há um só Deus (Deuteronômio 6:4), há três personalidades na
divindade (Mateus 28:19; I João 5:7). Neste estudo da divindade do Espírito
Santo seria ajudador se relembrássemos do relacionamento entre as Pessoas do
Deus Trino.
A. Deus, o Espírito
Santo - Teologicamente falamos do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da
Trindade e é Ele quem Procede do Pai e do Filho (João 15:26; Salmos 104:30;
Gálatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processão Eterna" esta frase é usada
para descrever o relacionamento do Espírito Santo com o Pai e o Filho.
B. Deus, o Filho -
Jesus Cristo é o Filho unigênito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai
(Gálatas 4:4; João 3:16; Isaías 9:6). "Geração Eterna" esta frase é
usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente
falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade.
C. Deus, o Pai - O
pai nem "procede" e nem é "gerado" por ninguém e assim
falamos dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes
termos nunca podem implicar inferioridade às Pessoas Divinas. Mesmo que estes
relacionamentos a nos não sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser
aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o
Unitarianismo. Talvez fosse bom concluirmos esta parte do estudo com uma
citação da velha Confissão da Fé Batista da Filadélfia:
"Neste Ser
divino e infinito há três Pessoas, o Pai, a Palavra (Filho), e o Espírito
Santo, de uma só substância, poder e eternidade, cada uma tendo toda a essência
divina, sem dividir a tal: O pai não é gerado nem procedido de; o Filho é
gerado eternamente pelo Pai; o Espírito Santo procede do Pai e do Filho;
completamente infinito, sem começo, portanto, só um Deus, Que não é dividido em
natureza nem ser, mas distingüido por propriedades peculiares e relativas, e
por relações pessoais; qual doutrina senão a da Trindade é o alicerce de toda e
qualquer comunhão com Deus, e dependência confortável nEle."
II. A Divindade
do Espírito Santo
As provas da
divindade do Espírito Santo podem ser divididas em cinco categorias.
A. O Espírito Santo
é chamado Deus - (Atos 5:3-4, 9; I Coríntios 3:16; Efésios 2:22; II Coríntios
3:17). O Espírito é chamado Adonai (Compare Atos 28:25 com Isaías
6:8-9). O Espírito é chamado Jeová (Compare Hebreus 10:15-16 com
Jeremias 31:31-34).1
B. O Espírito Santo
está associado ao Pai e ao Filho num mesmo nível de igualdade - (Mateus 28:19)
[Observe que a palavra "nome" está no singular significado assim que
o poder, a glória e a autoridade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo é uma
só] (I João 5:7; II Coríntios 13:14).
C. Os
atributos de Deus são dados ao Espírito Santo.
1. Eternidade -
Hebreus 9:14.
2. Vida - Romanos 8:2.
3. Onipresença - Salmos 139:7-8.
4. Santidade - Mateus 28:19.
5. Onisciência - I Coríntios 2:10.
6. Soberania - João 3:8; I Coríntios 12:11.
7. Onipotência - Gênesis 1:1-2; João 3:5
2. Vida - Romanos 8:2.
3. Onipresença - Salmos 139:7-8.
4. Santidade - Mateus 28:19.
5. Onisciência - I Coríntios 2:10.
6. Soberania - João 3:8; I Coríntios 12:11.
7. Onipotência - Gênesis 1:1-2; João 3:5
D. As obras de
Deus são dadas ao Espírito Santo.
2. A encarnação - Mateus 1:18
3. A Regeneração - (Compare João 3:8 com I João 4:7).
4. A Ressurreição - Romanos 8:11
5. A inspiração da Palavra de Deus - (Compare II Pedro 1:21 com II Reis 21:10).
E. A natureza do
pecado ‘sem perdão’ revela a dignidade do Espírito Santo - Mateus 12:31-32.
Conclusão
A importância desta
lição tem ênfase quando contabiliza o grande número de seitas que Satanás tem
instigado a atacar a verdade da divindade do Espírito Santo. Que isso possa
incitar-nos a um maior cuidado ao darmos ao Espírito Santo Seu devido lugar em
nosso amor e adoração.
1. Talvez seja
conveniente explicar que na tradução para o português a palavra
"senhor" aplicada a Deus no Velho Testamento pode ser uma tradução de
duas palavras Hebraicas diferentes para "Deus". Quando imprimida com
todas as letras maiúsculas ("SENHOR") indica o nome Jeová. Quando
somente a primeira letra é maiúscula ("Senhor") trata-se do titulo
Hebraico para Deus - Adonai.
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