CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES
1. Conhecendo o falso deus Baal. Baal era uma divindade cananeia (1 Rs 16.31). Por diversas vezes fizemos referência a esse fato, mas aqui iremos conhecer mais detalhadamente esse falso deus, e assim entender
VERDADEIRA ,
■ Produz verdade;
■ Produz sinceridade;
■ Produz sentimento nobre;
■ Produz arrependimento;
■ Produz bom caráter;
Produz entrega e voluntariedade. porque ele causava tanto fascínio no mundo cananeu e também em Israel. A palavra Baal significa proprietário, marido ou senhor.
Os estudioso s observam que esse nome traz esses significados para demonstrar que a divindade pagã exercia controle e posse não somente sobre o lugar onde se encontrava, mas também sobre as pessoas.
Os profetas estavam conscientes de que não se podia admitir tal fato entre o povo de Deus, e por isso levantaram suas vozes em protesto contra a divindade pagã (1 Rs 21.25,26). 2. Identificando a falsa divindade Aserá.
A crença cananeia dizia que El seria o deus principal, isto é, o pai dos outros deuses, e Aserá era a deusa-mãe.
O texto bíblico de 1 Reis 18.17- 19, faz referência a essas duas divindades.
A palavra poste-ídolo neste texto é a tradução do termo hebraico ashera ou Aserá, e mantém o significado de bosque para adoração de ídolos. Aserá, conhecida também como Astarote ou Astarte, era uma deusa ligada à fertilidade humana e animal e também da colheita. No texto bíblico observamos que ela exerceu uma influência grandemente negativa
C A R A C T E R ÍSTIC A S DA A D O R A Ç Ã O FALSA
■ Produz mentira;
■ Produz dissimulação;
■ Produz sentimento egoísta;
• Produz espetáculo;
• Produz um mau caráter;
• Produz avareza e ganância.
PALAVR;VCHAVE Fal Contra realidade;, dissimula so: ário a fingimento, ção, dolo. ^ entre o povo de Deus (Jz 2.1 3, 3.7; 1 Rs 1 1.33). Assim entendemos o porquê da resistência profética a esse culto.
Tags:
Palavra