Quem foi Tiago na bíblia

Quem foi Tiago na bíblia

Quem foi Tiago na bíblia


Tiago, conhecido como Tiago, o Justo ou Tiago, irmão do Senhor, foi uma figura importante na igreja primitiva e um dos líderes da comunidade cristã em Jerusalém.

Referência bíblica:

Várias passagens na Bíblia mencionam Tiago, o Justo. Abaixo, citarei alguns exemplos relevantes:

Gálatas 1:18-19 (Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Corrigida): "18. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.

  1. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor."

1 Coríntios 15:3-7 (Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Corrigida): "3. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

  1. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
  2. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
  3. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
  4. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos."

Atos dos Apóstolos 15:13-21 (Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Corrigida): "13. E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:

  1. Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
  2. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
  3. Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e reedificarei as suas ruínas, e o tornarei a levantar;
  4. Para que o resto dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas.
  5. Conhecidas são a Deus todas as suas obras desde o princípio do mundo.
  6. Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus;
  7. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, e da prostituição, e do que é sufocado, e do sangue.
  8. Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados."


Conclusão:


Tiago, o Justo, é reconhecido nas Escrituras como um líder influente da igreja primitiva em Jerusalém. Ele era conhecido por sua integridade, piedade e sabedoria na tomada de decisões importantes, como visto no Concílio de Jerusalém, onde ele defendeu a inclusão dos gentios (não judeus) na comunidade cristã, sem exigir que eles se submetessem à lei mosaica.

Embora inicialmente cético em relação à missão de Jesus (João 7:5), Tiago se tornou um seguidor fiel após a ressurreição de Jesus. Ele é referido como "irmão do Senhor", o que significa que era um parente próximo de Jesus, provavelmente um meio-irmão.

O papel de Tiago como líder da igreja em Jerusalém foi crucial para a expansão do cristianismo e sua aceitação pelos judeus e gentios. Sua vida e ministério são um exemplo de como o chamado de Deus pode transformar e capacitar pessoas comuns para desempenharem um papel significativo na história do cristianismo. Seu legado continua a inspirar e influenciar os cristãos ao redor do mundo até hoje.



Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Postagem Anterior Próxima Postagem