Requisitos para ser um bom Pregador

Um bom Pregador
 

Tema : Requisitos para ser um bom Pregador

Introdução: A pregação é uma tarefa sagrada e importante dentro da comunidade cristã. Para ser um bom pregador, é necessário mais do que apenas habilidades retóricas; requer qualidades específicas que refletem o caráter de Cristo e uma profunda conexão com Deus. Neste estudo, exploraremos os requisitos essenciais para ser um pregador eficaz e fiel ao chamado divino.


Leituras Complementares:

  1. Chamado Divino: Todo pregador deve ter um chamado de Deus para exercer esse ministério. É crucial discernir e aceitar esse chamado como uma responsabilidade divina (Jeremias 1:5; 1 Timóteo 4:14).
  2. Conhecimento da Palavra: Um pregador deve ser profundamente conhecedor da Palavra de Deus, estudando-a diligentemente para entender e comunicar com precisão seus ensinamentos (2 Timóteo 2:15; 2 Timóteo 3:16-17).
  3. Vida de Oração: A vida de oração é essencial para a eficácia do pregador, pois é através da comunhão com Deus que ele recebe direção, sabedoria e poder para ministrar (Colossenses 4:2; Tiago 5:16).
  4. Integridade Moral: Um pregador deve viver uma vida íntegra e irrepreensível, sendo um exemplo de retidão e santidade para os outros (Tito 1:7-8; 1 Timóteo 3:2-3).
  5. Paixão pelo Evangelho: O pregador deve ter uma paixão ardente pelo evangelho e um desejo sincero de compartilhar as boas novas de salvação com os outros (Romanos 1:16; 1 Coríntios 9:16).


Referência Bíblica:

  • Jeremias 1:5 - "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."
  • 1 Timóteo 4:14 - "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério."
  • 2 Timóteo 2:15 - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
  • Colossenses 4:2 - "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças."
  • Tito 1:7-8 - "Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante."
  • Romanos 1:16 - "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê."
  • 1 Coríntios 9:16 - "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!"


Conclusão: Ser um pregador não é apenas falar em público, mas também viver uma vida que reflita os princípios do Evangelho. Ao cultivar uma vida de oração, integridade, estudo diligente da Palavra e paixão pelo evangelho, o pregador se torna um instrumento nas mãos de Deus para proclamar a verdade e transformar vidas. Que todos aqueles chamados para o ministério da pregação busquem constantemente crescer nessas áreas, para que possam cumprir fielmente o seu chamado e glorificar o nome do Senhor.

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Postagem Anterior Próxima Postagem