Escutando a voz de Deus na Bíblia
Em seu livro O Conhecimento de Deus, "Deus falou com a humanidade, e a Bíblia é a Sua Palavra, dada a nós para nos fazer sábios para a salvação".
A Bíblia declara: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). Em um outro lugar, lemos: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Timóteo 3:16).
Você pode ouvir as pessoas dizerem que a Bíblia seja apenas um livro escrito por homens, mas a própria Bíblia afirma ser a Palavra de Deus! Será que podemos confiar nela? As provas históricas, arqueológicas, de profecias cumpridas e do testemunho pessoal durante um período de milhares de anos são impressionantes, pois a Bíblia é, de fato, a Palavra de Deus. Você quer ouvir a voz de Deus? Então leia a Bíblia. Encontre um bom plano de leitura diária e siga-o.
Escutando a voz de Deus através da Oração
Quando você quer ter uma conversa com alguém, como você começa? Você fica na frente da pessoa esperando que ela fale com você? Isso pode funcionar, se a outra pessoa for extrovertida o bastante, mas geralmente começamos uma conversa ao abrir as nossas próprias bocas e iniciar uma conversa para conseguir obter a atenção da outra pessoa. É o mesmo com Deus! Ele ama quando falamos com Ele, e é nesses momentos que nos preparamos para ouvir a voz de Deus. A oração é como dizer: "Olá, meu Deus, sou eu. Eu creio que o Senhor me criou e sabe muito mais sobre como eu deveria viver a minha vida do que eu. Eu gostaria de Te conhecer melhor. Isso é o que está acontecendo na minha vida, e gostaria de aprender de Ti sobre como devo agir. Por favor, podes falar comigo acerca disso hoje?"
Em uma conversa normal, falamos, então esperamos por uma resposta da outra pessoa. É o mesmo com Deus! Uma vez que temos preparado os nossos corações para escutarem através da oração, é muito mais provável que escutaremos a voz de Deus. Será que Ele fala conosco através de uma voz audível? Alguns afirmam que Ele faz, mas geralmente não é esse o caso. Talvez não possamos realmente "ouvir" a voz de Deus, mas Ele fala conosco de muitas maneiras. Aqui estão algumas delas:
Deus fala através da Sua Palavra
Deus fala através de nossos pensamentos
Deus fala através de conversas com outros
Deus fala através das circunstâncias
Escutando a voz de Deus através de Jesus
A Bíblia também nos diz que Jesus é Deus encarnado. Portanto, se você quiser ouvir a voz de Deus, você deve estudar e conhecer os ensinamentos de Jesus. Eis como João O descreve: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida" (1 João 1:1). Você também precisa ter um relacionamento pessoal com Jesus. Alguma vez você já tentou ter uma conversa de qualquer profundidade com uma pessoa que você não conhecia? Geralmente essa conversa não vai muito longe.
Pouco antes de ser crucificado, Jesus se encontrou com seus discípulos para tranquilizá-los sobre o que aconteceria depois que Ele tivesse ido embora. Ele prometeu-lhes um ajudante: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós (João 14:16-17). O Espírito Santo, então, é o cumprimento da forma em que escutamos a voz de Deus!
1- Para ouvir a voz de Deus é preciso: v.1-5
Deus quer falar com seus servos, mas estes precisam estar prontos a ouvir. Davi descreve o que é necessário para ouvir a voz de Deus:
-ENTREGA: “Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força” (v.1). Devemos entregar a Deus tudo o que lhe é devido como tributo merecido, nossas vidas pertencem ao Senhor.
-ADORAÇÃO: “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade” (v.2). Quando adoramos a Deus estamos invocando a sua presença e então somos preparados para ouvir a sua voz.
-SENSIBILIDADE: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas” (v.3). A voz do Senhor é agradável aos ouvidos e principalmente ao coração de quem é sensível a ouvi-lo.
-SUBMISSÃO: “A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade” (v.4). Deus é o Senhor e merece nossa atenção, então devemos ser submissos ao seu falar como súditos que se calam diante do Rei.
-QUEBRANTAMENTO: “A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano” (v.5). A dureza de nosso coração ou mente tem que ser quebrada para aprendermos a ouvir o Senhor.
Se você deseja ouvir a voz do Senhor precisa entregar sua vida a Deus para viver uma vida de intimidade com Ele (Salmos 25.14). Quando precisar ouvir o que Deus tem a te dizer, comece adorando e louvando ao Senhor. Com o tempo você vai se tornando mais sensível a perceber Deus falando em seu coração. Também precisará estar disposto a obedecer, tornando-se submisso ao que Deus te falar. Então você terá um coração quebrantado e disposto a ser sondado por Deus (Isaías 57.15).
Prepare-se para ouvir a voz de Deus!
2- Quando ouvimos a voz de Deus recebemos: v.6-11
A mesma voz Divina que ordenou que tudo fosse criado, também nos abençoa e transforma nossas vidas. Quando Deus fala, Ele nos dá:
-ALEGRIA: “Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens” (v.6). Ficamos contentes quando o Senhor fala conosco trazendo paz e consolo ao coração.
-PODER: “A voz do SENHOR despede chamas de fogo” (v.7). O Espírito Santo nos enche de seu fogo e unção quando ouvimos Deus falar em nosso coração.
-TEMOR: “A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades” (v.8). Tornamo-nos mais tementes a Deus quando ouvimos Deus falar nos ensinando o que devemos fazer,
-VIDA: “A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!” (v.9). Nossa vida se torna abundante ao reconhecer a voz do Senhor (João 10.10).
-REINO: “O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre” (v.10). Um dos sinais do Reino de Deus em nossas vidas é ouvir as ordens do Rei dos reis.
-PAZ: “O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (v.11). A voz de Deus traz alento a nossa alma e paz ao coração.
A consequência de ouvir a voz do Senhor é receber alegria em seu coração, além de ser fortalecido pelo poder de Deus que se manifesta no seu falar. Então ficamos cheios de temor a Deus passando a viver conforme a vontade do Senhor que vem reinar em nosso coração nos trazendo sua paz.
O melhor prazer que existe é ouvir a voz de Deus !
Tags:
Palavra